terça-feira, 31 de julho de 2012

Alunas da UA publicam na Revista Portuguesa de Bioética


Testamento Vital, prolongamento artificial da vida ou prática clínica na denominada «terceira idade» são alguns dos conceitos explorados no artigo publicado pelas estudantes de Mestrado em Gerontologia, da UA, que integra a mais recente edição da Revista Portuguesa de Bioética. O trabalho agora divulgado teve orientação do médico e professor José Augusto Simões, docente da unidade curricular Ética em Gerontologia.


A Revista Portuguesa de Bioética, lançada em 2007, tem a chancela do Centro de Estudos de Bioética. Este organismo publica quadrimestralmente artigos originais que contribuem para o aprofundamento da reflexão e para a melhoria das práticas bioéticas, numa perspetiva pluridisciplinar abrangente de diversas áreas do saber.

Resumo do artigo publicado:
O envelhecimento populacional e o aumento da esperança média de vida despoletaram a necessidade de debater questões éticas e jurídico-legais da prática clínica relacionada com a terceira idade. A evolução tecnológica de suporte de vida, a melhoria da prática clínica e das condições de vida permitiu o prolongamento da vida.

O médico, sendo um profissional que luta diariamente para contrariar a morte, vê-se obrigado a refletir sobre questões bioéticas relacionadas com o prolongamento artificial da vida. Por outro lado, a população sénior receia viver os últimos anos de vida em sofrimento ou num estado de dependência agravado que lhe confine a qualidade de vida. Deste modo, é fundamental debater o exercício da autonomia, por parte das pessoas idosas, relativamente às questões de aceitação ou de recusa de tratamento terapêutico não desejado; a influência da vulnerabilidade na sua autonomia e de que modo a pessoa idosa pode fazer prevalecer os seus valores, caso esteja incompetente.

Discute-se também a exequibilidade do testamento vital bem como a necessidade de um representante legal (procurador de cuidados de saúde).

A prática clínica deve ter em consideração os princípios bioéticos de respeito pela autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça, uma vez que a reflexão sobre estes promoverá o seu bom uso.

Rio de Janeiro aprova lei que inclui noções sobre envelhecimento nas aulas

No dia 9 de julho, a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) aprovou um projeto de lei que prevê o ensino de noções sobre envelhecimento, o respeito e a valorização da pessoa idosa.

De acordo com a nota divulgada pela Alerj, o conteúdo deverá ser ensinado durante as aulas da disciplina de Ciências.

Segundo a autora do projeto, a deputada Claise Maria Zito, a ideia surgiu porque os deputados recebiam muitas queixas de pessoas idosas que eram alvo de maus tratos e desrespeito, por parte da população mais jovem.

Procurando uma solução para esta situação, a autora do projeto crê que ela está na educação das pessoas. "É fundamental que os nossos estudantes se consciencializem de que todos nós seremos pessoas idosas (num futuro mais ou menos próximo) e que esta é uma fase que requer carinho e respeito.".

Aproveitando a "onda" do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, talvez tenhamos algumas movimentações no sentido de criar um projeto lei deste âmbito, em terras lusas.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Petição Pública "Por uma maior proteção dos idosos" na Assembleia da República

Neste Blog apresentamos alguns dos eventos que abordam temáticas sobre o envelhecimento e a pessoa idosa. Referimos alguns uma vez que por enquanto não conseguimos ter conhecimento de todos os eventos realizados sobre estas temáticas. Entre outros objetivos pretendemos apresentar temas que começam agora a ser discutidos, quer no âmbito nacional como internacional, criando assim um espaço de discussão.

Desta forma, vimos por este meio informar que a petição pública "Por uma maior proteção dos idosos" deu entrada na Assembleia da República no dia 15 de maio e foi admitida pela Comissão Parlamentar de Segurança Social e Trabalho no passado dia 8 de junho.

Sucintamente, os signatários desta petição pretendem a "criação de uma comissão nacional para a proteção da terceira idade, bem como o lançamento de uma campanha de sensibilização a alertar a triste realidade do abandono e de maus-tratos contra as pessoas idosas.".

Em nome dos administradores deste espaço bem-haja ao Exmo. Sr. Dr. Tiago Landreias pela iniciativa de criar a petição.


Link para a Petição Pública http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N19925.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Congresso Internacional do Envelhecimento

No passado dia 8 e 9 de junho, no TagusPark, decorreu o Congresso Internacional do Envelhecimento e o simpósio de Medicina Geriátrica, organizados pela Associação Amigos da Grande Idade, Inovação e Desenvolvimento (AAGI). 

O Congresso Internacional do Envelhecimento 2012, consistiu num espaço de debate e partilha de conhecimento e experiências no âmbito do envelhecimento, cujo objetivo principal fora promover a reflexão sobre questões emergentes com que a sociedade se depara em consequência do envelhecimento populacional. Facilmente percebemos que a reflexão deverá ser em áreas tão distintas como a sociologia, a enfermagem, a advocacia, a medicina, a assistencial social, a psicologia, a gerontologia, a fisioterapia, a comunicação social, entre muitas outras áreas da saúde e das ciências sociais.

Neste evento pudemos assistir à apresentação de cerca de 63 comunicações livres científicas e  a exposição de 33 posteres, oriundos de Portugal, Espanha e Brasil, observando-se assim uma participação massiva de várias áreas do saber que intervêm no envelhecimento em âmbito nacional e internacional.

Por forma a não circunscrever no espaço e no tempo e difundir nacional e internacionalmente todo o conhecimento partilhado neste evento encontra-se no Livro de Resumos editado em E-Book, criado pela AAGI. Basta seguir para http://issuu.com/aagi-id/docs/ebook_the_future_of_aging_scientific_posters_and_c?mode=window&backgroundColor#222222.

Dos vários trabalhos apresentados, analisados e discutidos destacamos três por considerarmos que abordam questões emergentes com que a sociedade se depara atualmente - polimedicação na pessoa idosa - ou que, mais cedo ou mais tarde, se irá deparar - epidemia VIH/SIDA em pessoas idosas.

  • No primeiro trabalho (página 91) as autoras pretenderam conhecer as vivências do cuidado a pessoas adultas idosas com VIH/SIDA, na perspetiva de profissionais de saúde;
  • No segundo trabalho (página 103) as autoras quiseram conhecer as vivências de profissionais de organizações do terceiro setor no apoio a pessoas adultas idosas com VIH/SIDA. 
  • No terceiro trabalho (página 107) as autoras pretendiam estimar a prevalência da polimedicação e analisar as características socidemográficas, os estilos de vida e as condições de saúde numa população de pessoas idosas com mais de 74 anos de idade residentes no Concelho de Aveiro.

Verificamos que todos os temas são pertinentes, porém a temática VIH/SIDA ainda é um tema tabu apesar de ser uma das infeções sexuais mais temidas do século XX.


Enquanto pessoas interessadas por questões do envelhecimento vamos continuar a divulgar os trabalhos científicos que têm vindo a ser realizados, bem como as boas práticas desenvolvidas nas várias organizações de apoio à população mais experiente. 

A OCDE recomenda o aumento da idade da reforma e o investimento nas poupanças reforma


A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) aconselha os Governos a aumentarem, gradualmente, a idade da reforma para fazer face ao aumento da esperança de vida, com o intuito de garantir que os sistemas de pensões são adequados e acessíveis.

Durante os próximos 5o anos, espera-se que a esperança de vida ao nascer aumente em mais de 7 anos, nas economias desenvolvidas. Assim a longo prazo, a idade da reforma em cerca de metade dos países da OCDE será aos 65 amos, e em 14 situar-se-á entre os 67 e 69 anos.

O relatório 'Perspetiva das pensões 2012' refere que o aumento da idade da reforma está em marcha ou a ser projetado em 28 dos 34 países da OCDE. Relembra que os Governos deverão considerar a possibilidade e desenvolver esforços para a promoção de pensões privadas, à semelhança do que acontece em Dinamarca e em Itália.

"Derrubar as barreiras que impedem as pessoas idosas de trabalhar para além da idade da reforma, será uma necessidade para assegurar que os nossos filhos e netos possam desfrutar de uma pensão adequada no final da sua vida profissional", declarou o secretário geral da OCDE, Ángel Gurría. 

O relatório explica que as reformas na última década têm reduzido entre 20-25% o pagamento de futuras pensões públicas. Desta forma, as pessoas que começam a trabalhar hoje podem esperar uma pensão pública líquida reduzida em cerca de metade dos seus rendimentos. Nos 13 países em que são obrigatórias as pensões privadas, o relatório mostra que os trabalhadores podem beneficiar cerca de 60% dos seus rendimentos. Em contraste, em países, como a Alemanha, a Irlanda, a Coreia, o Japão e os Estados Unidos, em que as pensões públicas são relativamente baixas e pensões privadas voluntárias, espera-se que hajam reduções significativas nos rendimentos após a reforma.

Com estes dados em cima da mesa, a OCDE assegura que é fundamental o aumento da idade de reforma e um maior acesso às pensões privadas, de forma de diminuir a lacuna existente. Este aspeto também exigirá uma adequação dos impostos para incentivar as poupanças reforma privadas.

Esta primeira edição do Relatório de Pensões inclui uma avaliação abrangente dos sistemas nacionais de contribuição. Entre outras recomendações, o relatório argumenta que as contribuições para estes sistemas devem ser suficientemente elevadas para que, juntamente com as pensões públicas, se giram rendimentos suficientes para a reforma.

(Tradução da responsabilidade de Ana Neves)

terça-feira, 24 de abril de 2012

SEJA SOLIDÁRIO - IRS SOLIDÁRIO

Este é um direito de todos os contribuintes, que tem o nome de Consignação Fiscal que consiste no exercício de um direito legal e um dever de cidadania que é destinar gratuitamente 0,5% do valor do imposto liquidado, que pertenceria ao Estado, a uma instituição de apoio social. Basta preencher e colocar uma cruz no Anexo H (Benefícios Fiscais e Deduções), Campo 901 da Declaração do IRS. Ao preencher o campo 901 do anexo H (Modelo 3 do IRS) com o NIPC da instituição de apoio social (Número de Identificação de Pessoa Coletiva), está a destinar a essa instituição 0,5% do valor do seu imposto liquidado que pertenceria ao Estado. Com esta indicação, é entregue à instituição de apoio social que deseje, 0,5% do seu IRS, sem alterar em nada os seus benefícios fiscais, pois o imposto a pagar e o montante a ser reembolsado nunca serão alterados. Dentro dessas instituições estão incluídas igrejas, bombeiros, lares e outras associações de solidariedade social. Por isso, seja solidário!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Por uma maior protecção dos Idosos: Petição Online

Como não podia deixar de ser, o Blog de Informação em Gerontologia quer deixar o seu contributo na divulgação de uma petição muito importante para a pessoa idosa: "Por uma maior protecção dos Idosos"

Nessa petição é possível ler, e passamos a citar:

"A solidão em que vivem muitos idosos é uma situação muito dramática e muito preocupante que merece uma reflexão profunda e a tomada de medidas a curto prazo.
Em 2011, 15.596 idosos viviam sozinhos ou isolados em Portugal.
Muitos deles, infelizmente vivem sozinhos porque foram abandonados pelos seus familiares, por se encontrarem doentes e muito debilitados.
No decurso de 2012, só nos últimos seis dias, foram encontrados dez idosos mortos em casa que já não eram vistos pelos vizinhos há algum tempo.
Neste ano europeu do envelhecimento activo e da solidariedade entre gerações, deveria ser criada uma comissão nacional para a protecção da terceira idade que sinalize e encontre respostas e soluções para os casos de isolamento, abandono, maus-tratos e negligência praticados contra os idosos bem como o lançamento de uma campanha de sensibilização a alertar para esta triste realidade.

Esta petição pública pretende que a Assembleia da República discuta em plenário e apresente propostas no sentido de ser criada uma comissão nacional para a protecção da terceira idade.

Os idosos devem ser uma preocupação da sociedade e do Estado."

A petição encontra-se disponível em: http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N19925

E lembrem-se que hoje somos novos, mas caminhamos para a velhice.

Apoiem, divulguem e assinem

Um Bem Haja

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dias Nacionais e Internacionais ...

Segue na lista seguinte algumas datas não só para anotar na agenda, mas também para relembrar a missão que cada profissional de saúde ou do sector social abraçou ao longo da sua prática.

Para além de ser cultura como é claro!

Estas são apenas algumas, partilhem alguma que não esteja na lista abaixo.

Não se esquecer que:

2012 é o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Intergeracional!


4 de Janeiro - Dia Mundial do Braille

21 de Março - Dia Mundial do Sono

7 de Abril - Dia Mundial da Saúde

23 de Abril - Dia Nacional da Educação de Surdos

8 de Maio - Dia Mundial da Segurança Social / Dia Nacional da Segurança Social

15 de Maio - Dia Internacional das Famílias

31 de Maio - Dia Mundial do Não Fumador

26 de Julho - Dia Nacional do Avós

31 de Agosto - Dia Internacional da Solidariedade

1 de Outubro - Dia Internacional das Pessoas Idosas

10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental

11 de Outubro - Dia Mundial da Luta Contra a Dor

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

17 de Outubro - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

‎18 de Outubro - Dia Mundial da Menopausa

24 de Outubro - Dia da Organização das Nações Unidas / Dia Nacional da Cultura Cientifica

28 de Outubro - Dia Mundial da Terceira Idade

1 de Novembro - Dia da Luta Contra o Cancro

15 de Novembro - Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

17 de Novembro - Dia Nacional do Não Fumador

24 de Novembro - Dia Nacional da Cultura Científica

1 de Dezembro - Dia Mundial da SIDA

3 de Dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

5 de Dezembro - Dia Mundial do Voluntário

10 de Dezembro - Dia da Declaração Universal dos Direitos do Homem

11 de Dezembro - Dia Internacional do UNICEF