segunda-feira, 2 de março de 2009

GERONTOLOGIA E COMPETÊNCIAS DOS GERONTÓLOGOS

Gerontologia...
"Ciência que estuda o processo de envelhecimento do Homem, isto é, investiga as modificações morfológicas, fisiológicas, psicológicas e sociais consecutivas à acção do tempo no organismo humano, independentemente de qualquer fenómeno patológico" (R. Fontaine, 2000; Z. Nicolas, 1981).
É, assim, uma disciplina científica cujo objectivo é o estudo do fenómeno do envelhecimento como parte do desenvolvimento do ciclo vital do crescimento à velhice. A Gerontologia tem diferentes áreas de conhecimento: problemas sociais e económicos devido ao aumento no número de idosos na população, aspectos psicológicos e biológicos, as bases fisiológicas do envelhecimento e os aspectos biológicos gerais do envelhecimento.
O Gerontólogo será o profissional responsável pela avaliação, intervenção e estudo científico do fenómeno do envelhecimento humano e prevenção dos problemas pessoais e sociais a ele associado. Também é o responsável pela promoção de um envelhecimento bem sucedido bem como pela administração e organização dos serviços de preservação de cuidados a idosos. Por isso, o Gerontólogo poderá exercer a sua prática profissional em contacto directo ou indirecto com a população idosa.

Gerontologia Social...
A Gerontologia Social, ciência relativamente recente em Portugal, mas em franco processo de expansão, está associada a fenómenos e a processos de envelhecimento nas sociedades desenvolvidas. Constitui-se enquanto “conhecimento activo” que permite simultaneamente conhecer os fenómenos e agir sobre eles, possibilitando o prolongamento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, de acordo com padrões de qualidade, nos quais estão implícitos não só as necessidades básicas, mas igualmente direitos, liberdades e garantias.
Articula, desta forma, com uma formação base mais específica em ciências sociais e humanas com os saberes e preparação específica para a intervenção social com pessoas idosas.
Trata-se, pois, de uma diferença ao nível de áreas de abrangências: a Gerontologia abarca áreas de saúde, económia, psicológia, ambiente , cultura do idoso e a Gerontologia Social, entra pelo ramo das ciências sociais.
Competências do Gerontólogo...

- Utilização de conhecimentos e metodologias necessárias para a compreensão holística do processo de envelhecimento humano, nos seus aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais;
- Utilização de competências para trabalhar em equipas multi-profissionais, centrado nos clientes/utentes, orientado para os problemas e procura de soluções;
- Uso de conhecimentos e competências de avaliação e intervenção nas várias vertentes de apoio ao idoso (promoção da saúde, prevenção da doença, terapia em situações agudas, reabilitação, morte, gestão de casos, entre outros);
- Utilização de capacidades de reflexão crítica, quer sobre as práticas, quer sobre as atitudes e comportamentos perante o processo de envelhecimento e a velhice;
- Manuseamento de instrumentos teórico-práticos com vista à organização, gestão e avaliação de serviços gerontológicos.

Sem comentários: